Projetos

Acolhimento e Atendimento a pessoa idosa em situação de risco.

fotos asilo 036

O Asilo São Vicente de Paulo é uma instituição filantrópica (sem fins lucrativos) de longa permanência inserida no Serviço de Proteção Social Especial- Alta Complexidade e Serviço de Acolhimento institucional e atendem pessoas idosos com 60 anos ou mais, ambos os sexos, independentes ou dependentes, em situação de risco pessoal ou social e que não há disponibilidade de permanecer em família, porque os vínculos familiares estão fragilizados ou não possuem família.

A meta da instituição é atender 85 (oitenta e cinco) idosos, tem parceria com a SASC, o CMDI, Promotoria do Idoso, CRAS e CREAS encaminham idosos que sofreram violação dos direitos, mas a instituição também realiza diariamente atendimento com famílias que procuram o serviço solicitando vagas, por isso contamos com cadastro de reserva, onde colocamos os dados dos idosos, histórico de saúde, contexto familiar e o motivo da procura.

A instituição atende idosos, cujos direitos foram violados e garantimos a eles condições dignas de vida, fortalecendo os vínculos familiares, comunitários, garantindo os direitos e contribuir para o envelhecimento saudável. O serviço é interrupto e atende os idosos 24h/dia, contam com profissionais de diversas áreas para os cuidados pessoais em turnos de 12/36h, as atividades diárias são: alimentação, vestuário, fisioterapia, religiosidade, psicologia, terapeuta ocupacional, serviço social, nutricionista, massoterapia, atividades recreativas, lúdicas, passeios, visitas das famílias e da comunidade, comemoração dos dias festivos, aniversário festivo. Também, diariamente são realizadas atividades comunitárias como: recreativas, jogos de mesa, brincadeiras, construção de situações lúdicas aos idosos, favorecendo a integração social com os companheiros, valorizando assim as capacidades, competências, elevando a sua autoestima e autoconfiança realizadas por acadêmicos, estagiários e pessoas da comunidade.

Realizamos semanalmente atividades espirituais como: missa, terço, unção dos enfermos e também abrimos espaços para cultos ecumênicos, respeitando a crença de cada institucionalizado.

A entidade em seu quadro funcional conta com uma equipe grande como: enfermeira, assistente social, psicóloga, nutricionista, cozinheiras, serviços gerais, cuidador de idosos, técnico de enfermagem, auxiliares de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e médicos voluntários (psiquiatra e clinico geral).

Projeto "Fortalecendo Vínculos"

IMG-20150323-WA0014a

O projeto “Fortalecendo Vínculos” será desenvolvido no Asilo São Vicente de Paulo com os familiares e com os idosos residentes na instituição, com o objetivo principal de resgatar os vínculos familiares que estão ameaçados ou até mesmo rompidos, promover o diálogo e aproximações entre os internos e suas famílias e promover a socialização e abrir um espaço de palavra e de escuta para os idosos e seus familiares. Para isso, ao longo de do ano serão realizados quatro encontros na instituição. Portanto, será necessário realizar visitas domiciliares ou contato telefônico para todas as famílias, com o intuito de levar o convite e explicar o propósito de tais eventos. Desta forma, o projeto terá um caráter contínuo, visto que o trabalho de fortalecimento de vínculos se configura como sendo uma das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social.

Projeto - Aniversário Festivo

Este projeto acontece no refeitório ou na área de lazer da instituição toda última sexta-feira de cada más, tem como intuito comemorar os aniversários dos idosos institucionalizados, resgatando sua identidade, autoestima através de uma deliciosa festa de aniversário. O bolo do aniversário festivo é recebido de doação através de um grupo de voluntários da instituição.

Projeto Alfabetização

A professora reúne três vezes na semana com os idosos e estão desenvolvendo trabalhos de escrita, atividades de matemática e lúdicas.

Projeto Indo à Missa

Este Projeto é realizado durante o ano, onde são realizadas Missas todos os Domingos às 9:00 horas e todas as primeiras sextas-feira na Capela interna da Instituição.

Projeto Comunitário à PUC

Este projeto de entretenimento para idosos elaborados pelos acadêmicos da PUC, onde é realizado toda segunda-feira nas dependências da instituição. A cada semestre atendemos duas turmas de acadêmicos composto por aproximadamente cinco alunos cada que desenvolvem diversas atividades com os idosos, no qual necessitam cumprir uma carga horária de 26 horas. Sendo assim, este projeto tem como objetivo levar os estudantes ao encontro de novos horizontes e novos desafios, incluindo a qualificação para a cidadania, a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes além de conhecimento, lições de vida.